Resumo estruturado em computação

Pessoal, uma das coisas que está na moda ultimamente é a utilização do resumo estruturado na área de computação( Ciencias da computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software etc)

Mais uma vez, a computação tenta utilizar de artifícios de sucesso encontrados em outra área, neste caso, novamente na medicina(Assim como o mapeamento e a revisão sistemática).

O resumo estruturado é um jeito simples de deixar seu resumo mais “entendível” para as pessoas que vão ler seu artigo, tcc, monografia etc.

Para quem é pesquisador, o resumo pode significar se seu artigo será lido por outras pessoas ou não, e é algo que se tem enorme importância quando se utiliza uma revisão sistemática para encontrar artigos, pois um dos primeiros passos é ler o resumo e descartar aqueles que não tem sentido.

O resumo estruturado nada mais é que dividi o resumo, normalmente explicitamente, em:

Contexto – Em que ambiente o estudo se encontra. Exemplo: A empresa tal é uma empresa de tecnologia, que tem sede no EUA e tem uma equipe de desenvolvimento no Brasil, ela tem cerca de 300 funcionários que usa metodologias ágeis para desenvolver seus aplicativos.

Objetivo- Qual o objetivo da pesquisa? – Exemplo: Esta pesquisa busca entender como funciona as metodologias ágeis em um contexto distribuído.

Métodos- Como você realizou a pesquisa – Foram entrevistados 30 funcionarios, os dados obtidos foram analisados utilizando técnicas de ground theory.

Conclusão- Quais foram os resultados? – Exemplo: Foram encontrados que as pessoas sentem problemas em utilizar métodos ágeis em equipes distribuídas.

 

Isso facilita a leitura e o entendimento do assunto para o leitor, que é a pessoa mais importante no elo.

Até mais,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>